MENU
Agricultores familiares dos municípios de Novo Horizonte do Norte e Bom Jesus do Araguaia receberam 45 novilhas prenhas Girolando meio sangue do Governo de Mato Grosso. A entrega faz parte do projeto de melhoramento genético do rebanho leiteiro, o MT Produtivo Leite.
A entrega foi realizada por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
Segundo a Seaf, as novilhas foram adquiridas através de chamamento público realizado em junho. As mesmas estão com gestação entre quatro e oito meses com embrião sexado de fêmea, também da raça Girolando meio sangue.
Lodo de esgoto é transformado em adubo e usado na agricultura familiar
Entidades devem entregar mesmo número de novilhas
Os animais são adquiridos pelo Governo de Mato Grosso e, de acordo com a Seaf, as entidades sem fins lucrativos selecionadas no chamamento público devem fornecer o mesmo número de novilhas doadas pelo estado. Até o momento, sete entidades foram selecionadas. Os animais devem possuir as mesmas características.
São fornecidas duas novilhas para cada produtor indicado pelas associações e cooperativas, conforme interesse apresentado pelo menos, e seleção realizada por técnicos da Empaer diante critérios definidos previamente, como condições de fornecimento de alimentação aos animais, instalações e produção de leite até 200 litros por mês.
As entidades selecionadas no chamamento público, destaca a Seaf, devem, inclusive, contratar um profissional para prestar assistência técnica aos produtores beneficiados pelo projeto MT Produtivo Leite.
Conforme o cronograma do projeto, o município de Colniza é o próximo a ser contemplado com a doação de novilhas.
ATeG + Genética: programa do Senar-MT leva inseminação artificial para 80 propriedades
Estado investe em melhoramento genético desde 2020
O Governo de Mato Grosso vem realizando investimentos em melhoramento genético na cadeia leiteira da agricultura familiar desde 2020, através do MT Produtivo Leite.
De lá para cá foram realizadas distribuição de sêmen, transferências de embriões e, agora, distribuição de novilhas prenhas.
A Seaf revela que desde o início do projeto foram 27 mil doses de sêmen, além de realizadas 847 prenhezes em 2021. Já em 2022 estão em andamento 900 prenhezes, realizadas por três empresas especializadas em reprodução em vários municípios do Estado.
fonte/an