MENU
Grêmio conseguiu uma vitória importante por 2 a 0 no jogo de ida da Copa do Brasil. E além disso, um resultado que não acontecia há um ano e três meses no Frasqueirão. Mas o placar final passou, principalmente, por um acerto de Renato na leitura do adversário e do jogo, ao fazer correções no intervalo. Uma atuação segura para o contexto.
Com desfalques relevantes para o lado do time gaúcho, a projeção era de uma partida complicada em Natal e o empate até não era considerado ruim. Na falta de Luis Suárez, o treinador inovou e surpreendeu com um sistema inédito. Baseado nas valências do ABC, o técnico optou por uma equipe com três zagueiros, algo que ainda não tinha feito.
Segundo o comandante, a bola aérea ofensiva e o estilo de jogo do adversário foram os motivadores da mudança. No setor ofensivo, Cristaldo e Vina eram os mais adiantados, mas sem alguém fixo. O Grêmio jogou o duelo eliminatório sem pensar em evoluções ou no futuro. A escolha foi pontual para superar a noite de quinta-feira.
– Procurei saber da qualidade do adversário e a maneira que jogava. Sabia que jogavam com bola longa, gostam do contato físico, buscava a bola parada e busquei espelhar meu time no time deles. Quis ter um homem alto na área – explicou o treinador.
A qualidade do jogo não foi exatamente elogiável. Mas defensivamente, com a linha de três zagueiros, o Grêmio concedeu poucas chances para o ABC e esteve seguro na maior parte do tempo. Por outro lado, equipe também criou pouco e não teve um bom desempenho técnico.
Muitas vezes, o Tricolor trocava passes na defesa, mas com a pressão do adversário, abusava dos chutões para o campo de ataque. Sem um centroavante lá na frente para tentar fazer o pivô, entregava a posse ao time alvinegro.
Aos 21 minutos de jogo, Lucas Silva precisou sair com um problema no joelho esquerdo. No seu lugar entrou Zinho.O garoto na ponta mudou um pouco o modo do time jogar, com uma leve melhora de rendimento. A virada de chave veio no intervalo. No vestiário, Renato pediu calma e que jogassem mais com bola no chão, com troca de passes.
Foi o que o time fez. Villasanti não perdeu sua características de pisar na área e foi assim que fez a jogada do primeiro gol. O paraguaio chegou na frente, tocou para Vina, que cruzou de na pequena área para o volante marcar de cabeça em um momento em que o jogo estava truncado.
Depois de cinco minutos, o Grêmio teve um escanteio. A opção desta vez foi a cobrança curta. Cristaldo acionou Bitello, que dominou e bateu colocado de fora da área para fazer uma pintura. Sem uma grande atuação, o Tricolor construiu uma vantagem que encaminha a vaga às oitavas.
O ABC não sofria um revés dentro da sua casa desde o dia 23 de janeiro de 2022. A leitura de Renato sobre o adversário e a alternativa que encontrou para anular as forças do Alvinegro foi uma das principais razões para voltar de Natal com a vitória.
Além disso, a opção por Zinho no lugar de Lucas Silva e correção na base da conversa durante o intervalo foram determinante para o resultado final.
Agora, por mais que não seja uma garantia, o placar permite Renato a poupar jogadores no jogo da volta, visto o calendário apertado com o início no Brasileirão. Talvez não na escalação inicial, mas usando as cinco substituições ao longo dos 90 minutos na Arena.
O Grêmio retorna para Porto Alegre na tarde desta sexta-feira e terá pouco tempo para se preparar para a estreia do Brasileirão. No domingo, encara o Santos no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, por conta de uma punição referente a uma briga na torcida durante o jogo contra o Cruzeiro, na Série B do ano passado.
fonte/ge