MENU
Dia 22 de março foi estabelecido mundialmente como o ‘Dia da Água’, e em Confresa não seria diferente: a gestão do município realiza uma campanha de conscientização sobre a importância dos processos, e dicas de cuidados para que os cidadãos reforcem sua consciência sobre o tema.
No município, a equipe de Vigilância Ambiental compõe o “Vigiágua”, que é o processo onde são feitas 12 análises mensais em vários locais diferentes da cidade, sendo posteriormente encaminhadas para o laboratório em Vila Rica e para Cuiabá, que também fazem a análise da quantidade de cloro, de turbidez da água, e da presença de coliformes toais e da bactéria Escherichia coli.
O processo é de suma importância para comprovar que a água distribuída pela empresa local vem dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, onde há a comparação das análises realizadas pela empresa de distribuição de água e da equipe da Vigilância Ambiental.
Dia da Água
Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) que também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:
1) A água faz parte do patrimônio do planeta;
2) A água é a seiva do nosso planeta;
3) Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4) O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5) A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6) A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7) A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;
8) A utilização da água implica respeito à lei;
9) A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10) O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é bastante escasso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões, ocorrem verdadeiros conflitos por água.
Fonte: Governo de Confresa