NOTÍCIAS


Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março; entenda o processo de análise da água distribuída em Confresa

Dia 22 de março foi estabelecido mundialmente como o ‘Dia da Água’, e em Confresa não seria diferente: a gestão do município realiza uma campanha de conscientização sobre a importância dos processos, e dicas de cuidados para que os cidadãos reforcem sua consciência sobre o tema.

No município, a equipe de Vigilância Ambiental compõe o “Vigiágua”, que é o processo onde são feitas 12 análises mensais em vários locais diferentes da cidade, sendo posteriormente encaminhadas para o laboratório em Vila Rica e para Cuiabá, que também fazem a análise da quantidade de cloro, de turbidez da água, e da presença de coliformes toais e da bactéria Escherichia coli.

O processo é de suma importância para comprovar que a água distribuída pela empresa local vem dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, onde há a comparação das análises realizadas pela empresa de distribuição de água e da equipe da Vigilância Ambiental.

Dia da Água

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) que também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1)            A água faz parte do patrimônio do planeta;

2)            A água é a seiva do nosso planeta;

3)            Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4)            O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5)            A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6)            A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7)            A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8)            A utilização da água implica respeito à lei;

9)            A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10)         O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é bastante escasso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões, ocorrem verdadeiros conflitos por água.

Fonte: Governo de Confresa




22/03/2022 – Confresa FM

SEGUE A @CONFRESAFM

(66) 98427-4473

confresafm@hotmail.com

(66) 3564 – 1514
confresafm@hotmail.com
Confresa – MT

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO