MENU
Uma parceria entre Assistência Social e Senai, por meio do projeto social “Luz no Ninho”, está beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas pelos CRAS do município, com kits de energia solar. O objetivo é proporcionar mais dignidade e qualidade de vida para esse público, que não possui ou têm acesso restrito à energia elétrica da rede pública do município. Ao todo, 15 famílias, de diferentes regiões do município, foram selecionadas pela equipe técnica dos CRAS de sua territorialidade, para participar do projeto social. “Nós já fazemos o acompanhamento das famílias regularmente, através do PAIF, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, por exemplo, conhecemos o contexto em que elas vivem. Assim a gente pôde selecionar aquelas mais vulneráveis e auxiliar a equipe do Senai, para instalar esse kit que vai transformar a vida delas para melhor”, relatou a coordenadora do CRAS Menino Jesus, Fernanda Cazella, sobre a parceria.O kit entregue e montado nas casas contempladas é composto por placa 5 volts, um controlador de carga, um banco de baterias, um interruptor e uma lâmpada led 10W. “O objetivo do Luz no Ninho é trazer luz para as famílias de baixa renda, para as crianças poderem estudar. Eu faço curso de mecânico industrial, faço parte da Canintech, e ver o sorriso deles no final é de aquecer o coração”, considerou o aluno Leonel Vitor Venâncio.
Dona Vandeilda Ana da Silva é acompanhada pelo CRAS Menino Jesus e foi uma das selecionadas para receber o kit. “Vai ajudar bastante minha família, meus filhos que estudam eles precisam, às vezes a luz não dava conta porque é muito alta e agora deu certo, Deus proveu a placa solar e uma lâmpada mais clara”, agradeceu a beneficiária.
O Luz no Ninho é um projeto social vinculado à Canintech, equipe de robótica do Senai em Sinop. A iniciativa foi criada para levar acesso à eletricidade em comunidades carentes, superando as limitações diárias e promovendo o desenvolvimento educacional, e conta com a parceria da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Estado de Educação.
fonte/an