NOTÍCIAS


Guta Stresser revela diagnóstico de esclerose múltipla: ‘Aterrorizante’

Guta Stresser, atriz que ficou bastante conhecida por interpretar Bebel em “A Grande Família”, revelou em entrevista à revista Veja sobre o diagnóstico de esclerose múltipla e que foi um dos piores momentos de sua vida.

“Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante. Tive muito medo. Pela minha cabeça se desenrolava um filme em que eu ficava completamente incapacitada. Passei a ter um pesadelo recorrente: imóvel, sem conseguir falar, tentava avisar meu companheiro”, lembrou.

A doença não tem cura e a atriz ainda contou que tem tomado um remédio caríssimo, que só consegue graças ao SUS. Além disso, ela mudou alguns hábitos em sua vida no intuito de melhorar sua alimentação e condições para conviver com a doença.

“Hoje pratico ioga, mudei a alimentação para melhor e faço todo tipo de exercício para o cérebro — de leitura de livros a palavras cruzadas”, disse.

Guta ainda revelou que os primeiros sintomas surgiram com uma falta de memória durante ensaios do Dança dos Famosos, quando ela participou em 2020.

“Parecia tudo normal até que, durante os ensaios (da Dança dos Famosos), eu passava a coreografia e, quando terminava, não lembrava de mais nada, nada mesmo. Não entendia o motivo, sempre tive facilidade para essas coisas. Mas meu quadro foi se agravando. Comecei a esquecer palavras bem básicas, como copo e cadeira. Se ficava duas horas parada assistindo a um filme na TV, logo sentia dores musculares”, disse.

Um tombo em sua casa fez Guta “ligar o alerta” e buscar ajuda médica. Após uma ressonância, veio o diagnóstico.

“Sei que vou ter de conviver com a esclerose múltipla para o resto da vida. Que ela seja longa e plena. Cada dia que passa tem aquele gosto de uma pequena vitória”, finalizou.

O que é Esclerose Múltipla?

Esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica, provavelmente autoimune. Por motivos genéticos ou ambientais, na esclerose múltipla, o sistema imunológico começa a agredir a bainha de mielina (capa que envolve todos os axônios) que recobre os neurônios e isso compromete a função do sistema nervoso. A característica mais importante da esclerose múltipla é a imprevisibilidade dos surtos. Em geral, a doença provoca dificuldades motoras e sensitivas.

Fonte: Ofuxico




20/06/2022 – Confresa FM

SEGUE A @CONFRESAFM

(66) 8427-4473


(66) 3564 – 1514
confresafm@hotmail.com
Confresa – MT

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO