NOTÍCIAS


Microrganismos podem reduzir emissão de metano de bovinos

Em um ano em que as ondas de calor continuam severas, as pessoas tendem a refletir um pouco mais sobre as consequências das alterações do clima.

A ciência tem feito a sua parte. Boa parte das pesquisas da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP) tem foco em sistemas sustentáveis de produção, ou seja, busca obter carne e leite com menor emissão de (metano) Gases de Efeito Estufa (GEE) para reduzir o impacto da atividade agropecuária.

Entre diversos estudos e tecnologias do centro de pesquisa, um deles avalia a contribuição de bactérias e microrganismos na emissão de metano de bovinos e na eficiência alimentar desses animais por meio da hologenômica, o estudo simultâneo dos genomas do hospedeiro e dos microrganismos.

Coordenado pela pesquisadora Luciana Regitano, o estudo, que envolve instituições do Brasil e do exterior, testou se os componentes do microbioma ruminal e fecal dos animais poderiam ser usados ​​como biomarcadores. Segundo Luciana, os cientistas querem saber se, usando a informação sobre o tipo de microrganismos abrigado pelo animal, é possível melhorar seu perfil de eficiência alimentar e emissão de metano.

A avaliação já indicou que a abundância de alguns microrganismos é diferente em touros com altas e baixas taxas de emissões. Já no que diz respeito ao consumo alimentar, foram identificados tanto organismos associados à ineficiência alimentar quanto à maior eficiência.

Essa pesquisa, que contou com apoio da FAPESP por meio do Projeto Temático “O hologenoma de Nelore: implicações na qualidade de carne e em eficiência alimentar”, deve ser concluída no final deste ano.[metano]
Pesquisadores avaliam se microrganismos podem reduzir emissão de metano de bovinosHologenômica

Interessados nesse tema terão a oportunidade de participar de um curso de curta duração Análise de Dados Hologenômicos para Agricultura. O curso ocorre presencialmente de 29 de julho a 09 de agosto de 2024, em São Carlos (SP). As inscrições para seleção de candidatos estão abertas no site do evento até o dia 30 de março. Quarenta candidatos, 20 do Brasil e 20 do exterior, serão selecionados e terão custeio total de suas despesas pela FAPESP. Para inscrição, acesse aqui.

A iniciativa propõe uma visão interdisciplinar da hologenômica e de como avaliar e integrar dados de diferentes técnicas ômicas (genômica, metagenômica, epigenômica, transcriptômica, etc.). Além disso, vai discutir como essas ferramentas podem melhorar o desenvolvimento de novas tecnologias agrícolas.[metano]
Pesquisadores avaliam se microrganismos podem reduzir emissão de metano de bovinosVeja também: Vídeo mostra saltos inacreditáveis deste cachorro usado em guerras

Saiba que raça é essa e a ciência por trás dos saltos inacreditáveis deste cachorro usado em guerras de verdade.

Nos vastos e variados domínios das redes sociais, um vídeo capturou a admiração e o espanto de milhões: imagens de treinamento de um Pastor Belga realizando saltos incríveis. Este artigo mergulha nas curiosidades e fatos que circundam esse fenômeno viral, destacando a agilidade, a inteligência e a capacidade física extraordinária desta raça canina. 

fonte/an




20/03/2024 – Confresa FM

SEGUE A @CONFRESAFM

(66) 98427-4473

confresafm@hotmail.com

(66) 3564 – 1514
confresafm@hotmail.com
Confresa – MT

NO AR:
CORUJÃO