NOTÍCIAS


Nenhum dano foi causado aos reatores da usina nuclear, diz agência da ONU

Tropas da Rússia tomaram controle da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia; houve incêndio em prédio perto do complexo do reator principal

Os reatores da usina nuclear ucraniana de Zaporozhzhia não sofreram danos e não houve vazamento de material radioativo depois de um projétil atingir um prédio próximo durante a noite, disse nesta sexta-feira Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Dois membros da equipe de segurança ficaram feridos quando o projétil atingiu o prédio durante a noite, depois que as autoridades ucranianas relataram uma batalha com tropas russas perto da maior usina de energia da Europa, que está operando com apenas uma pequena fração de sua capacidade – apenas uma de suas seis unidades ainda está funcionando.

“O que entendemos é que este projétil é um projétil que vem das forças russas. Não temos detalhes sobre o tipo de projétil”, disse o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, em entrevista coletiva.

O Ministério da Defesa da Rússia culpou na sexta-feira o ataque a “sabotadores” ucranianos.

Grossi mostrou uma foto aérea da instalação com o prédio de treinamentos que foi atingido perto, mas claramente separados da fileira de edifícios do reator.

O sistema de monitoramento de radiação no local estava funcionando normalmente e não houve liberação de material radioativo, disse Grossi.

Ele sugeriu um encontro com autoridades russas e ucranianas na extinta usina de Chernobyl, onde a Rússia apreendeu as instalações de resíduos radioativos perto do local do pior acidente nuclear do mundo em 1986, para que eles pudessem se comprometer a não fazer nada para pôr em perigo a segurança nuclear na Ucrânia.

A equipe de plantão em Chernobyl não foi trocada desde que foi apreendida na semana passada, apesar dos repetidos apelos de Grossi. A situação em Zaporozhzhia era semelhante, pois a Rússia a controla, mas a equipe ucraniana continua a operá-la.

“Por enquanto, é puramente uma equipe ucraniana que está executando as operações lá. O que temos neste caso, enquanto falamos esta manhã às 11h45, o que temos está em Chernobyl e em Zaporozhzhia, temos o controle efetivo do local nas mãos de forças militares russas. Espero que a distinção seja clara”, disse Grossi.

Fonte: CNN




04/03/2022 – Confresa FM

SEGUE A @CONFRESAFM

(66) 98427-4473

confresafm@hotmail.com

(66) 3564 – 1514
confresafm@hotmail.com
Confresa – MT

NO AR:
MANHÃ 87