NOTÍCIAS


Padre Fábio de Melo revela ter síndrome de Mènière. Entenda a doença!

Padre Fábio de Melo ganhou manchetes por ter apresentado o rosto bastante diferente em sua participação no programa “Altas Horas”, na Globo. Ao que tudo indicava, o religioso havia passado pelo procedimento estético conhecido como harmonização facial. Contudo, o padre negou e em entrevista ao jornalista Bruno Tálamo, revelou que possui uma doença crônica.

“Há dez anos, descobri que tenho uma doença chamada mal de Ménière, cujos sintomas são a perda de audição e o distúrbio do labirinto” contou, acrescentando que não possui o segundo sintoma. “Só tenho a perda de audição do ouvido esquerdo, em especial no meu caso nas regiões graves”, explicou ele.

Fábio de Melo destacou que tem usado fortes medicamentos, motivo pelo qual seu rosto fica bastante inchado. Ele revelou que no último mês de março esteve na Turquia e lá as temperaturas eram extremamente baixas, o que lhe causou uma crise séria de sinusite. O problema exigiu 15 dias de doses altas de corticoide e 15 de antibióticos e mais corticoides. “Isso fez com que eu ficasse muito inchado de novo”, lamentou.

“Eu usei (corticoide) quase dois anos seguidos, com interrupções, claro, porque às vezes o organismo precisa descansar. Mas tomava doses altíssimas, 60 mg por dia, no auge das crises cheguei a tomar 80 mg por dia”, explicou ele.

O QUE É A SÍNDROME DE MÈNIÈRE

A doença tem relação com o excesso de líquido dentro dos canais auditivos, podendo afetar um ou dois ouvidos, causando vertigem, pressão, perda auditiva e inchaço. Os sintomas e crises variam de pessoa para pessoa. Na maioria dos casos, as mulheres entre 20 e 50 anos são as mais acometidas.

Os sintomas podem ser passageiros ou duradouros. Os principais são vertigens, tonturas, perda de equilíbrio, zumbido, diminuição ou perda de audição e sensação de ouvido tampado. Ao sentir um desses sintomas duas ou mais vezes, durante cerca de 20 minutos, procure um otorrinolaringologista.

Existem alguns fatores externos que podem causar a doença. Causas genéticas, otite média crônica e otosclerose são alguns dos agentes que podem fazer o indivíduo ter a síndrome.

DOENÇA INCURÁVEL

A Síndrome de Mènière é rara e não possui cura, mas alguns tratamentos podem ser indicados por um especialista para que a doença seja controlada.

Nele, podem ser utilizados medicamentos, ser indicado a redução de cafeína ou mudanças no estilo de vida, como dieta, exercícios e sono regulado. Há também técnicas mais invasivas, mas tudo depende do que for indicado pelo médico responsável.

Fonte: O Fuxico




08/06/2022 – Confresa FM

SEGUE A @CONFRESAFM

(66) 8427-4473


(66) 3564 – 1514
confresafm@hotmail.com
Confresa – MT

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO