MENU
A batata-doce é um alimento saboroso que costuma ser incluído na dieta de pessoas que buscam uma rotina mais saudável. Os praticantes de musculação, especialmente, costumam dar preferência ao alimento por considerá-lo mais vantajoso para a saúde, mas nem sempre conhecem as propriedades nutricionais dele.
Uma porção de 80 g de batata doce cozida no vapor, equivalente a um tubérculo médio inteiro, tem 67 kcal e é possível encontrar 16,3 g de carboidratos, 0,9 g de proteínas, 0,2 g de gordura, 280 mg de potássio e 14 mg de vitamina C, entre outros nutrientes.
Graças a eles, a tendência é que, ao adotar uma ingestão frequente de batata-doce, o indivíduo tenha ganho de energia, melhor funcionamento do intestino e até uma alta na imunidade. O vegetal também pode ter sua casca e folhas ingeridas, o que aumenta a carga nutricional esperada do prato.
A única restrição para a ingestão de batata-doce todos os dias é que a repetição frequente do ingrediente pode tornar seu sabor monótono e enjoativo. “Uma boa nutrição é baseada também no prazer que temos ao comer, o que nos permite manter mais tempo os programas alimentares. Por isso, é sempre bom ter variações com arroz integral ou batata baroa, por exemplo, para brincar com os sabores”, indica o nutricionista Bruno Rua, de Brasília.
A batata-doce é rica em carboidratos complexos, que são absorvidos lentamente pelo organismo. “A absorção lenta gera uma sensação de saciedade prolongada”, explica Rua. “Além disso, ela tem uma quantidade de carboidratos menor que porções equivalentes de arroz, mandioca ou de pães”, indica.Play Video
Como os carboidratos da batata-doce são digeridos lentamente e são convertidos em energia aos poucos, o tubérculo é muito usado como pré-treino para atletas.
O tubérculo também possui muitas fibras que auxiliam na digestão. “Alimentos ricos em fibra, como a batata-doce e o brócolis, por exemplo, têm uma digestão mais lenta e por isso e aumentam a sensação de saciedade”, afirma Rua.
A quantidade de potássio do vegetal é parecida com a presente na banana (cerca de 350 mg para cada 100 g). A substância está relacionada ao controle da pressão arterial e à prevenção de cãimbras.
O tubérculo também tem antioxidantes como o betacaroteno. A substância combate o envelhecimento celular e melhora a absorção de vitamina A, que está ligada à prevenção de degeneração ocular. Um estudo publicado em 2015 descobriu que a batata-doce roxa contém um grupo específico de antioxidantes conhecidos como antocianinas, também muito importantes para a visão.
fonte/Metrópoles