NOTÍCIAS


Garoto de 11 anos que fugiu sozinho da guerra na Ucrânia se reencontra com a mãe na Eslováquia

Hassan Al-Khalaf, de 11 anos, conseguiu deixar a Ucrânia no início de março após uma longa viagem de trem e a pé a partir de Zaporizhzhie, no sudeste do país, onde há conflitos.

O garoto de 11 anos que fugiu sozinho da guerra na Ucrânia conseguiu se reencontrar, enfim, com a mãe após cruzar a fronteira com a Eslováquia, informou a polícia local na quarta-feira (17).

A mãe viúva de Hassan não podia acompanhá-lo naquele momento, pois era impossível deixar a avó dele em casa, então ela enviou o menino sozinho na viagem de mais de 1.000 km para a Eslováquia.

É neste país do leste europeu onde seu irmão mais velho estuda. Ele chegou com nada além de uma sacola plástica, passaporte e um número de telefone escrito na mão.

Segundo as autoridades da Eslováquia, a mãe de Hassan conseguiu cruzar a fronteira ucraniana nesta semana acompanhada da avó do garoto e um cãozinho de estimação.

Elas foram recebidas pela guarda da fronteira e já passaram pelos trâmites migratórios em busca de um refúgio no país – dez dias após o Hassan passar pelo mesmo caminho, sozinho.

Hassan chegou à Eslováquia no início de março, atraindo grande atenção da mídia depois que a polícia local postou a história em sua página no Facebook, chamando-o de herói após sua longa viagem.

Antes do reencontro, Hassan chegou a participar de um evento na capital Bratislava que pedia a paz no território ucraniano e contou sobre a experiência.

“Minha esperança me guiou pelo caminho”, afirmou ele por meio de um intérprete.

Hassan, mãe e avó fazem parte dos milhões de refugiados que deixaram a Ucrânia, desde o início da guerra. A Rússia chama a invasão de “operação militar especial”.

Fonte: G1




17/03/2022 – Confresa FM

SEGUE A @CONFRESAFM

(66) 98427-4473

confresafm@hotmail.com

(66) 3564 – 1514
confresafm@hotmail.com
Confresa – MT

NO AR:
CORUJÃO