NOTÍCIAS


São Félix do Araguaia – MT realiza 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2021-2024

Aconteceu na manhã desta segunda-feira 28 de março de 2022, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2021- 2024, na Câmara de Vereadores de São Félix do Araguaia, o fórum promovido pela Prefeitura e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, reuniu representantes de conselhos com o objetivo de identificar as principais demandas relativas à situação das crianças e adolescentes no município e elaborar o plano de estratégias para esse público.

A mesa de abertura foi composta pela Prefeita; Janailza Taveira, presidente do CMDCA, Luciana Curado; secretário de Administração e Planejamento, Wemes Leite; secretária de assistência social, Leônia Macedo; secretário de educação, Ronildo Luz; secretária de saúde, Rosane Maciel; secretário de Esporte e Lazer, Nagai Mamedes e representante do pode legislativo, vereador Jusmar Alves.

A Prefeita Janailza Taveira destacou a importância do fórum e do selo, e afirmou que garantir que os serviços cheguem a quem mais precisa é o compromisso da gestão, citou a Biblioteca Virtual Professora  Dinalva Ribeiro da Silva, que será inaugurada em breve e será um espaço tanto virtual como físico para as crianças e adolescentes e a banda Municipal que será ampliada com a compra de novos instrumentos musicais e novos uniformes.

Após a fala da mesa de autoridades a articuladora do Selo Unicef no Município, Eurides Araújo, apresentou os eixos do Fórum.

Em seguida, os participantes se organizaram em grupos de trabalho e discutiram estratégias voltadas para o desenvolvimento infantil na primeira infância, educação e saúde de qualidade para todas as crianças e adolescentes, oportunidades de trabalho e de formação profissional para adolescentes e jovens, prevenção às diversas formas de violência, proteção social para famílias vulneráveis, entre outros pontos.

O Selo UNICEF é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes em mais de 2 mil municípios do Semiárido e da Amazônia. O UNICEF estimula e apoia os municípios a garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Edição 2021-2024
Os municípios que participam do Selo UNICEF se comprometem a melhorar as políticas públicas municipais em sete áreas:

  1. Desenvolvimento infantil na primeira infância;
  2. Educação de qualidade para todos;
  3. Desenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida;
  4. Hábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas;
  5. Oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens;
  6. Prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes;
  7. Famílias vulneráveis recebendo atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social no município.

Fonte: AN




29/03/2022 – Confresa FM

SEGUE A @CONFRESAFM

(66) 98427-4473

confresafm@hotmail.com

(66) 3564 – 1514
confresafm@hotmail.com
Confresa – MT

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO