NOTÍCIAS


Médico e psicóloga doam projeto pioneiro sobre autismo nas escolas para ser implantado na educação de MT

Projeto surgiu em 2017, em Rondonópolis, e foi inspirado na história do médico Enã Rezende, que se formou em medicina 20 anos após uma professora dizer que ele não seria alfabetizado, e na irmã dele, que também tem autismo e passou por episódios de preconceito.

Um projeto criado pela psicóloga Érica Rezende junto com o filho Enã Rezende para que crianças e adolescentes nas escolas entendam o comportamento de um autista e aprendam a respeitá-lo, foi doado ao governo do estado para ser implantado nas 700 escolas da rede pública estadual. O lançamento oficial aconteceu nessa sexta-feira (1°), em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste sábado (2).

O projeto ‘Autismo na Escola’ surgiu em 2017, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabáe foi inspirado na história do médico Enã Rezande, que se formou em medicina 20 anos após uma professora dizer que ele não seria alfabetizado, e na irmã dele, que também tem autismo e passou por episódios de preconceito.

A mãe e psicóloga Érica Rezende disse que viu a necessidade de preparar a comunidade escolar para conviverem com os autistas. Ela entende que, a partir da conscientização, as pessoas passam a ter uma compreensão melhor sobre o assunto, sendo possível “desatar as amarras do preconceito”.

“Realizamos o projeto por cinco anos e agora doamos ao governo do estado para que aconteça em todas as escolas, junto com a entrega da cartilha que conta a história dos meus dois filhos que têm autismo”, explicou.

De acordo com o governo, Mato Grosso é o primeiro estado brasileiro a implantar um projeto nesse sentido. O objetivo é promover estudos capazes de desenvolver na comunidade escolar a promoção de políticas públicas voltadas para o autismo.

Por meio do projeto, que inclui palestras e oficinas, devem ser auxiliados estudantes dos anos iniciais, ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Conforme levantamento da Superintendência de Diversidades da Seduc, atualmente há 1.587 mil estudantes com autismo matriculados na rede estadual.

Na sexta-feira (01), durante o lançamento do projeto, foi realizada uma aula inaugural e palestra com Érica Rezende. A programação também contou a entrega da cartilha ‘Autismo Sonho de Menino’, elaborada pelo médico Enã Rezende.

O material impresso traz informações sobre a história de superação de Enã, que é autista nível 1 (leve), orientações quanto aos primeiros sinais que ajudam a identificar o espectro, características e diferenças de comportamento na linguagem, som, relacionamentos, compreensão, contato físico, brincadeiras, situações de perigo e importância da escola neste processo.

Fonte : G1




04/04/2022 – Confresa FM

SEGUE A @CONFRESAFM

(66) 98427-4473

confresafm@hotmail.com

(66) 3564 – 1514
confresafm@hotmail.com
Confresa – MT

NO AR:
HORA DA BOTINA