NOTÍCIAS


Exército dos EUA 'devolve' bolo de aniversário que roubou de italiana em 1945

Meri Mion tinha 13 anos quando soldados dos EUA, lutando contra alemães nas proximidades, roubaram o bolo de uma janela na Itália.

O Exército dos Estados Unidos deu um bolo de aniversário para uma mulher italiana — para substituir um que os soldados americanos roubaram dela enquanto esfriava em uma janela há 77 anos.

Meri Mion — que completa 90 anos nesta sexta-feira (29/4) — tinha 13 anos quando seu vilarejo de San Pietro, perto de Vicenza, na região do Vêneto, presenciou combates entre tropas americanas e soldados alemães.

A mãe de Meri fez um bolo de aniversário para ela, mas foi levado pelos oportunistas — e presumivelmente famintos — americanos.

Mion disse que compartilharia o bolo substituto com seus parentes.

“Vamos comer essa sobremesa com toda a minha família, lembrando deste dia maravilhoso que nunca vou esquecer”, disse ela.

O Exército dos EUA entregou o bolo em uma cerimônia na quinta-feira (28/4) em Giardini Salvi, em Vicenza, ao lado de militares, autoridades locais e moradores.

O sargento Peter Wallis, que entregou o bolo, disse que era “um pouco estranho” substituir os bens roubados, “mas isso me faz sentir bem”.

Na cerimônia, o coronel Matthew Gomlak, comandante da guarnição do Exército dos EUA na Itália, falou sobre os combates em 1945 entre as forças americanas e alemãs no Corso San Felice e Fortunato, em Vicenza.

Pelo menos 19 soldados americanos foram mortos ou feridos, e vários tanques americanos, destruídos.

Os italianos locais ofereceram pão e vinho às tropas americanas.

“Essa recepção calorosa do povo de Vicenza continua até hoje”, diz coronel Gomlak.

Na noite anterior ao seu aniversário, todos esses anos atrás, Mion se escondeu com sua mãe no sótão de sua fazenda enquanto os combates aconteciam nas proximidades.

Na manhã seguinte, sua mãe fez o bolo. Mas “sua felicidade se transformou em decepção mais tarde, quando os engenhosos soldados americanos fugiram com [ele]”, disse o coronel Gomlak.

Um vídeo no site do Exército dos EUA mostra Mion enxugando as lágrimas no momento em que recebeu o bolo, enquanto o “parabéns para você” era cantado em italiano e inglês.

Fonte: G1




29/04/2022 – Confresa FM

SEGUE A @CONFRESAFM

(66) 98427-4473

confresafm@hotmail.com

(66) 3564 – 1514
confresafm@hotmail.com
Confresa – MT

NO AR:
MANHÃ 87