NOTÍCIAS


Profissionais da saúde se reúnem na Câmara de Vereadores de Confresa para alinhar distribuição de atendimentos nas instituições do município

Profissionais de saúde do Governo de Confresa se reuniram na Câmara Municipal para fazer um alinhamento sobre a distribuição de casos pelos diferentes aparelhos do Sistema Público de Saúde, a depender do seu nível de urgência.

O objetivo desse alinhamento é descongestionar o público civil que procura o Hospital Municipal para realizar atendimentos que não são de urgência e emergência: os casos que não forem críticos e não necessitarem de atenção imediata devem ser encaminhados para outros postos de atendimento, discriminados a seguir:

Conforme a Secretaria de Saúde, a orientação começa pela Atenção Básica, a porta de entrada preferencial do SUS. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), popularmente conhecidas como postos de saúde, são locais onde o cidadão pode receber os atendimentos gratuitos essenciais em saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, além de odontologia, requisições de exames por equipes multiprofissionais e acesso a medicamentos.

Na UBS, o clínico geral também pode marcar consultas para procedimentos eletivos e exames mais específicos com especialistas da rede pública ou em clínicas credenciadas à Prefeitura por meio de licitação.

Já as UPAs são responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como em casos de vítimas de acidentes e problemas cardíacos. As UPAs dão conta de atender, sem a necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar, uma grande parcela dos pacientes que as procura. Nessas unidades, o usuário é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24 horas ou, se preciso, ser removido ao hospital de referência.

Os casos de alta complexidade, taxados como urgência ou emergência, devem ser encaminhados imediatamente até o Hospital Municipal, onde receberão atendimento imediato para que se busque a eliminação do risco de morte do paciente.

Fonte: Governo de Confresa




06/05/2022 – Confresa FM

SEGUE A @CONFRESAFM

(66) 98427-4473

confresafm@hotmail.com

(66) 3564 – 1514
confresafm@hotmail.com
Confresa – MT

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO