NOTÍCIAS


Com crise de choro, vítimas de violência sexual pedem socorro durante peça de teatro em MT

Uma peça teatral itinerante realizada pelo MPMT (Ministério Público de Mato Grosso) para crianças e adolescentes sobre abuso sexual tem servido para que as vítimas denunciem experiências e peçam socorro.

Na encenação ocorrida em São José do Povo, a 268 km de Cuiabá, cinco meninas tiveram crise de choro durante a apresentação e foram encaminhadas atendimento imediato. Ao serem acolhidas, elas relataram situações de abuso que haviam vivenciado.

A história cuidadosamente escolhida pelo projeto Prevenção Começa na Escola, se chama “Inocente Pétalas Roubadas”, e com uma linguagem que comove ao mesmo tempo que orienta, tem atingido muitas vítimas que precisam ser ouvidas e protegidas pelo Estado.

Desde o dia 19 de fevereiro, já foram realizadas apresentações em 20 municípios e, segundo o MPMT são recebidas, em média, quatro denúncias por apresentação.

Nesta semana (de 11 a 15 de março), a peça passou por Alto Araguaia, Alto Garças, Pedra Preta, São José do Povo e Guiratinga.

Na próxima segunda-feira (18) haverá apresentações em Poxoréu e na terça-feira (19), o encerramento dessa etapa em Primavera do Leste.

Violência latente

A violência sexual infantil é um problema que Mato Grosso tem enfrentado, isso porque o estado teve um aumento de 69% no número de casos de estupro de vulnerável, segundo dados da Sesp-MT (Secretaria Estadual de Segurança Pública).

De janeiro a novembro de 2023, foram registrados 105 casos. No mesmo período de 2022, foram contabilizados 65 estupros.

A iniciativa do MPMT, bem como das delegacias especializadas, é uma alternativa para mitigar esse tipo de violência que as crianças têm sofrido.

fonte/an




18/03/2024 – Confresa FM

SEGUE A @CONFRESAFM

(66) 98427-4473

confresafm@hotmail.com

(66) 3564 – 1514
confresafm@hotmail.com
Confresa – MT

NO AR:
CORUJÃO